segunda-feira, 11 de junho de 2012

Um pouco de conhecimento...



Sabe quando tudo faz sentido? Então, depois 30 anos sofrendo com minha mãe, foi a Wikipédia que abriu meus olhos: "A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições...."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicopata

A mentira também é algo presente nos psicopatas: "Algumas características do psicopata são o egocentrismo, a ausência de culpa e remorso, o excesso de razão e a inexistência de emoção. Dentro destas características a mentira é um dos atos mais recorrentes. Para sustentar uma mentira, o psicopata cria outras e mais outras, sempre para chegar aos seus objetivos. Por não sentir culpa, o psicopata atua e finge muito bem. Facilmente pode forjar um choro, tristeza ou qualquer outro sentimento que seja mais facilmente observável..." http://www.psicologoemcuritiba.com.br/2009/04/psicopatia.html

Esses são resumos da minha mãe! Sofri, chorei, me senti culpada e agora decidi desabafar. Aqui, chamarei minha mãe de mãe biológica,  pois acho que ser mãe inclui esse amor incondicional que tanto escuto falar, mas nunca vivi em casa.



9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 21 anos e vivo com minha mãe biológica e ela destruiu toda a minha vida inventando mentiras sobre mim aos outros, me sinto envergonhada de sair nas ruas e conversar com as pessoas que ela conhece por isso. Ela está fazendo isso também com minha irmã mais nova. Estou sofrendo muito, ela é dissimulada, diz coisas horríveis a mim e minha irmã, coisas que nunca se ouve falar que uma mãe diz, ameaça a gente de várias coisas, manipula as pessoas ao redor para ficarem do lado dela e contra a gente, humilha a gente, faz todo tipo de terror emocional e não se sente culpada, se percebe uma incrível falta de qualquer arrependimento das coisas que ela faz. Já chegou a me agredir fisicamente, até hoje eu tenho uma cicatriz que ela me fez, nunca me pediu perdão nem se mostra arrependida das crueldades que comete. Espero um dia ter condição de me afastar dela para nunca mais vê-la! Por favor, entra em contato comigo por e-mail nika.way@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Encontrei seu blog através de uma busca de opiniões sobre aquelas pessoas que acham ter uma mãe psicopata.
    Para a minha surpresa, encontrei várias pessoas que, infelizmente, passam pela mesma sensação.
    Tenho 34 anos e há 5 anos, que comecei a questionar o comportamento de minha mãe. Fiquei todo esse tempo para aceitar uma coisa que está na minha frente e nunca enxerguei. Posso dizer que por falta de informações, por falta de maturidade para a vida, por não querer acreditar de modo algum que poderia uma mãe ser assim com a própria filha.
    É uma dor muito grande, pois eu sempre a amei muito e sempre justifiquei as atitudes dela com aquelas desculpas tipo: "deve ter sido a infância dela", " deve ser algum trauma", "foi criada assim",.....
    Posso lhe dizer que só consigo encontrar conforto no Evangelho. Sou cristã e acredito na doutrina espírita. Mesmo lendo muito a respeito, é difícil aceitar tanto desamor, mentiras com a "cara mais limpa do mundo" . Ela se encaixa muito bem no perfil. Confunde quem quer que seja fingindo amor. Ela não fingia antigamente, mas de uns anos para cá aprendeu. Por que eu digo "fingir amor" ?
    Porque suas atitudes contradizem a todo momento com o que ela fala.

    É muito difícil para um filho que ama sua mãe psicopata lidar com isso. É como se tivessem tirado o seu chão. Uma dor que não sei descrever.

    Não se sinta só. Procure consolo nas palavras de Jesus. Para tudo existe uma resposta. Se nasceste em uma gamília assim, tem um motivo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me encontrei em cada palavra sua. Muito obrigada por compartilhar. Isso dá forças a quem precisa e se encaixa nessa mesma situação. Antes achava que estava sozinha.

      Excluir
  4. Também passo por tudo isso. Antes achava que minha mãe era bipolar mas há dois anos finalmente consegui interná-la quando teve um surto psicótico e após duas semanas internada o psiquiatra liberou-a pois o diagnóstico era de psicopatia e quanto a isso não existe tratamento. Desde então o que estava ruim simplesmente desmoronou. Ela se voltou violentamente contra mim, minha vida está cada vez mais destruída, manipulou toda a família contra mim, ou seja, agora estou no fundo do poço e sem forças para seguir em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não está sozinha! Essa é a principal tática deles. Afaste-se o máximo que puder e não tente entender o que acontece, porque não há explicação. É doença e no auge da loucura tudo perde o controle se você perder o seu centro. Estou vivendo algo exatamente igual a todos vocês. Minha "mãe" "arruinou" minha vida, mentiu sobre tudo, não pude conhecer meu pai, que morreu, não pude ter amigos, até na escola ela se meteu. Jogou toda a família em contradição. Mas é aí que o tiro delas sai pela culatra. Não se deixe vitimizar, não pareça com ela! Levante a cabeça, voc^^e NUNCA estará sozinha. Deus sempre está com você e todas as forças do bem. Você precisa acreditar. Lute por você! Não pese isso como uma dor, transforme no grande degrau que vai te levar ao topo!! Viva a sua vida! Famillia nós escolhemos. Os laços de sangue não são nada. Você é o que há em sua essência, em seu coração. A tristeza e a angústia são tônicos para ela! Lembre-se de todas nós quando o desespero bater em seu coração!! Você não está só!!! Nenhuma de nós está! Vamos nos afastar dessas coitadas sem alma e seguir a nossa estrela! Que encorajador saber que também não estou sozinha =)

      Excluir
    2. Lua, você nasceu em Porto Alegre e seu pai se chamava Airton? Meu nome é Luiz Otávio e acho que te conheci quando você era bem pequena.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir